Sobre

Sobre nos

A ROSA - Rede de Organizaçoes para a Soberania Alimentar, é uma coligaçao de organizaçoes ao serviço de acçoes de advocacia na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Criada em 2003 pela ABIODES, UNAC e ActionAid, surge como uma rede para preencher o vazio de comunicaçao que existia entre as várias organizaçoes da sociedade civil que actuam na área de segurança alimentar no país, tornado-a uma plataforma séria para acçoes de advocacia sobres políticas agrárias em Moçambique. Tem participado activamente nos processos de planificaçao, coordenaçao e monitoria de programas de soberania e segurança alimentar, através do diálogo, colaboraçao e troca de experiencias entre os membros e com as demais organizaçoes da sociedade civil nacionais e internacionais, sector privado e Governo, no âmbito da Campanha Moçambique Livre Da Fome que vem liderando desde 2006.

A ROSA pretende garantir o direito dos povos e comunidades de definir as suas próprias políticas e estratégias sustentáveis de produçao, distribuiçao e consumo de alimentos que garantam o direito a alimentaçao para a populaçao, respeitando as suas próprias tradiçoes e técnicas de cultivo. Desde sua criaçao, a ROSA vem funcionando em Moçambique a nível nacional e a nível das províncias através de organizaçoes em parcerias rotativas definidas por mecanismos estabelecidos em documentos informalmente acordados. A ROSA, neste momento está no processo revisao de estatutos, para a sua legalizaçao ainda neste ano. Durante este processo visa a criar instrumentos que estrategicamente orientem acçoes de mobilizaçao em rede bem como fortaleçam a própria rede para melhor ajudar as associaçoes e organizaçoes a demandarem seus direitos, através de mudanças de políticas e práticas dos sujeitos de obrigaçoes.

Actualmente é constituida por 40 membros representados em todo pais através de Pontos Focais provinciais e coordenados por um colégio de 10 Organizaçoes (AMDEC, Associacao Comunitaria Kukula, ABIODES - Associaçao para Desenvolvimento Sustentável, CMA - Comunidade Moçambicana de Ajuda, ActionAid Moçambique, ATAP - Associaçao dos Técnicos Agro-Pecuários, KULIMA - Organismo para o Desenvolvimento Socio-Económico Integrado, UGC, ORAM - Organizaçao Rural de Ajuda Mútua e a COASA - Cooperativa de Desenvolvimento Agricola e Segurança Alimentar).

ABIODES

ABIODES

CMA

CMA

AMDEC

AMDEC

ATAP

ATAP

ACK

ACK

KULIMA

KULIMA

UGC

UGC

ORAM

ORAM

COASA

COASA


FONGA

FONGA

ACUDES

ACUDES

ADS

ADS

Kubatsirana

Kubatsirana

ACEAGRARIOS

ACEAGRARIOS

RADEZA

RADEZA

ACADER

ACADER

Fórum Terra

Fórum Terra

ProAgra

ProAgra