Noticias


Postado em November 8, 2017



Comunidade de Hindana, ganha um sistema de abastecimento de água reabilitado pela ROSA em parceria com o sector privado;

No âmbito do projecto contribuir para a desnutrição crónica na província de Maputo, a ROSA, junto dos seus membros KUKULA e COASA, em parceria com o sector privado reabilitou um sistema de abastecimento de água que a quatro anos se encontrava avariado, colocando a comunidade de Hindana vulnerável e suscitivel a doenças causadas por consumo de água do rio impropria para o consumo humano.
Este problema comprometeu o processo de produção e produtividade agrícola nesta comunidade durante o período acima citado, tendo em consideração que o referido sistema fornecia água para a produção de hortícolas diversas no centro de serviços estabelecido nesta comunidade.
O projecto desenvolvido pela ROSA, a semelhança de outros quatro distritos comporta a componente produção agrícola, saneamento do meio e educação nutricional proporcionando saude, as mães grávidas, crianças e adolescentes no centro de saude, escola e comunidade em geral.
A reabilitação do sistema de água, contribuiu em grande medida a concretização das varias actividade do projecto, e aliviar o sofrimento causado a comunidade pela falta de água apropriada para o consumo humano.
A entrega do sistema de abastecimento de água no dia 30 de Outubro de 2017, foi precedida de actividades de demostração culinária no centro de saude e no centro de serviços da comunidade, onde a ROSA se encontra a trabalhar com um grupo de associados na produção de alimentos de alto valor nutritivo e resilientes a seca.
Testemunharam a este acontecimento neste data, o chefe do posto administrativo de Hindana, a direção da escola primaria completa, a comunidade e a coordenação da ROSA, assim como algumas redes de comunicação social.
Tido este momento como de muita satisfação por ambas as partes, reforçou-se a participação da comunidade na conservação do sistema hora reabilitado e entregue a comunidade, tendo em consideração que ele fornece água ao centro de saude, a comunidade, a escola e o centro de serviços através de algumas fontenárias instaladas nestes pontos.
Um sistema que hoje abre uma nova perspetiva de vida para a comunidade, que contribuirá para a melhoria da nutrição e saúda da comunidade.

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter




Postado por: Nia no November 30, 2017

Excelente trabalho ROSA, muita força continuem ajudando as nossa comunidades carenciadas